BYPASS GASTRICO, SLEEVE, BANDA,...

BYPASS GASTRICO, SLEEVE, BANDA,...

Mensagempor zezinharosa » quarta dez 15, 2010 10:52 am

bom dia,

hà poucos dias descobri este cantinho "mais mulher" e adorei.

li certos topicos sobre banda gastrica, liftings, regimes, etc, e pensei criar esse novo topico sobre BYPASS GASTRICO e outras soluçoes para lutar contra a obesidade, que estraga a vida de muitas e muitos de nòs.

depois de ter experimentado tantos e tantos regimes, todos infructuosos ao decorrer dos anos, muitas pessoas acabam por estarem em grande surpêso, sem poder se mexer ou adicionando cada vez mais problèmas de saùde (hipertensao arterial, diabetes, artroses invalidantes, maù estar , etc, solidao e depressao).

queria falar das novas technicas de cirurgia que existem agora, e que voltaram a dar um segundo sopro de "vida" e felicidade a muita maltinha em todo o mundo. essas cirurgias bariatricas ajudam a perder pêso ao modificar o sistema de entrada da comida para nosso corpo.

(bem peço desculpa, porque meu filho telefonou agora e tenho que o ir buscar) , serà para o proximo episodio, eheh..... mas desde jà podem ir consultar sobre internet para ver do que se trata :

- bypass gastrico, sleeve gastrectomica, banda gastrica

em todo o caso, uma coisa a dizer sobre isso : é formidàvel ! mas sao cirurgias pesadas, cuidado a escolher bem os cirurgioes e hospitais.

até jà, bjs
zezinharosa
Estética
Estética

Beleza: 23
Moda: segunda dez 13, 2010 8:05 am

Re: BYPASS GASTRICO, SLEEVE, BANDA,...

Mensagempor zezinharosa » quarta dez 15, 2010 3:31 pm

de volta...

bem, eu hà bocado comecei o post tranquilamente, mas tive que o acabar com pressa para ir buscar meu filho, por isso exprimi me mal no final.

o que eu queria dizer a proposito das cirurgias bariatricas, é que élas modificam :

1/ a maneira em que a comida entra para nosso estomago , e a capacidade em receber comida, no caso da banda gastrica.

2/ a maneira em como a comida é digirida e "distribuida" no nosso corpo, assim como o tamanho e capacidade do estomago.

Como funciona ?

BANDA : uma banda de silicone é posta de roda da parte superior do estomago para apertar e diminuir a abertura do estomago e impedir assim a entrada brusca e descontrolada de muitos alimentos, e facilitar a sensaçao de "estar cheio". Para apertar a banda, é tambem colocada (a ums 7 centimetros abaixo do peito) uma caixinha redonda, e um tubozinho flexivel que vai da banda gastrica até à caixinha, e por donde o liquido (soro) serà injectado numa segunda fase, para apertar ou desapertar a banda ao longo dos anos.

esses apertos, serao feitos num gabinete de radiografias, pois é preciso localisar por raio X o sitio do porte, para enfiar uma agulha no centro da caixinha e encher ou vazear o sistema. serà tambem preciso engolir um liquido opaque branco, para que o tecnico da radiografia possa ver como a pasta branca passa atravês da banda e regular assim a quantidade de soro a enfiar là pra dentro ou retirar. é importante ir aos controles para verificar que està tudo ok. uma banda mal apertada, nao vai resultar muito, a banda apertada demais vai dar um grande incomodo à pessoa, impedido a de se alimentar como deve de ser, e podendo até estragar a parede do estomago, furando, ou magoando demais. por isso cuidado.

resultado : a pessoa "bandeada" terà que comer com muito cuidado, tudo bem mastigado e com parcimonia, pois senao vai enbuxar a entrada do estomago onde a banda aperta, e vai ficar muito incomodada até ter que ir vomitar o que nao consegue passar. é chato e complicado quando se come fora, pois quando essa sensaçao, esse estorvo acontece, hà que conhecer bem o caminho da casa de banho....

a vantagem da banda é que pode ser retirada, e o estomago recupera pouco a pouco suas capacidades antigas. é aconselhada no caso de obesidade nao muito importante.

2/ As cirurgias do bypass gastrico ou sleeve, modificam a forma do estomago e até dos intestinos:

BYPASS, SLEEVE :

- o bypass gastrico é um desvio do sistema digestivo. Cortam o estomago em duas partes e tambem ums centimetros de intestinos ligados à parte inferior do estomago. Tudo fica no nosso corpo , nada é retirado, mas fica "montado" de maneira diferente , em forma de "Y".

para compreender melhor , vamos chamar a parte superior do estomago, parte E1, e a parte inferior E2, o bocado de intestino cortado mais abaixo e ligado ao estomago, a parte T2, e o outro bocado do intestino que continua ligado ao resto dos intestinos, a parte T1 (estao a seguir ???? espéro que sim).

quando cortam o estomago em dois, haverà agraves a suturar o corte das duas partes, depois para ligar essas duas partes de estomago ao resto das visceras serà assim :

- a parte superior e mais pequena do estomago vai ser ligada à parte T1, quer dizer ligada aos intestinos para fazer ligaçao e permetir a injestao e digestao da comida.

- a parte inferior do estomago, E2, onde està ligado o bocado de intestino (T2) vai tambem ser ligada ao resto dos intestinos, mais abaixo. esse bocado de estomago servirà a secretar os sucos gastricos e facilitar a digestiao, mas as hormonas de apetito contidas nessa parte jà nao vao influir no nosso sistema nervoso (àquilo que percebi).

o facto tambem de se ter cortado um bocado de intestino, vai fazer que a digestao serà mais ràpida, nosso organismo jà nao vai absorver 100% do que là entrar, as gorduras nao serao tao bem digiridas, e pouco a pouco, as reservas de gorduras vao diminuir.

o probléma é que as vitaminas e oligo-elementos, coisas uteis para nosso corpo, tambem serao menos absorvidas pelo corpo, donde a necessidade de recorrer a suplementos vitaminicos.

Essa cirurgia, como podem ver, é complicada, pode ser muito ariscada em certos casos e necessita uma grande experiença da parte do cirurgiao, pois se mal feita...... hà muitas complicaçoes post operatorias, com riscos de septicemia geral e bem pior. por isso muito cuidado onde poem os pêzinhos..

vantagem : melhor conforto que a banda gastrica, porque uma vez que as cicatrizes internas estao bem fechadas, o circuito bem "rodeado" , nao hà mais inconfortos, o estomago reduzido vai fazer com que nao poderêmos comer demaziado, e uma parte ingerida nao serà absorvida o que ajuda mesmo assim. MAS .... terao que fazer sempre atençao com a comida, porque se abusarem, voltam a engordar mais um pouco ! nao tanto como dantes mas podem ganhar mais ums kilos ! nada é simples, mesmo mais magras, serêmos sempre ex-obeses, e com tendancia a sê-lo sempre se nao houver cuidados. é triste e muito chato, mas é assim.

desavantagems : um grande cansaço depois da cirurgia, possibilidade de anemia, e risco de maù estar (suores e grande moleza) quando se come muito depressa ou coisas gordas ou doçes. tambem acontece perdermos um pouco os cabelos, e ficar com fraca memoria, mas ao fim de poucos meses, tudo volta ao normal, e com ajuda de vitaminas, volta tudo bem. hà que fazer controles regularmente para ver se està tudo ok com a composiçao do nosso sangue, e os ossos (para evitar decalcificaçao).

SLEEVE (quer dizer manga em inglês) : o estomago é cortado sobre todo ao cumprimento, fazendo parecer o estomago uma manga. essa parte cortada, serà retirada. O estomago assim reduzido, terà o efeito de nao conter tanta comida duma vez, e o emagrecimento seguirà ao longo dos meses. conheço muitas amigas que o fizeram e emagreceram bastante.

espéro ter sido mais ou menos clara nas minhas explicaçoes. (nao falei a proposito do balao intragastrico porque penso pessoalmente que é uma estupidez pois nao pode ser uma soluçao para longo prazo. se enfiam um balao que serà enchido no estomago para reduzir sua contenancia por alimentos , automaticamente quando o retirarem, o problèma continuarà ..... a pessoa poderà voltar a encher o estomago '(que certamente estarà destendido pelo balao, acho eu né...) e o apetite voltarà a dobrar, porque como jà disse num outro post sobre "como emagrecer", o corpo tem uma memoria, e gosta de se vingar e bem...

desejo a todas e todos um excelente serao.
minha mensagem : a obesidade jà nao é uma fatalidade, graças à sciencia têmos agora certas boas soluçoes, é preciso é rodear-se de boms medicos para acertar no que hà de melhor para nosso caso.

hà um grupo de pessoas obeses e ex obeses que é formidàvel. certamente que jà houviram falar deles na TV, e graças a essa dinamica de grupo, de amigas e amigos, existe um bem estar, muita fraternidade e solidariedade (vejo na internet como entrar no grupo xxlight). Muitos obeses isolam se para nao ter que ouvir palavras crueis dos outros, inclusive de amigos ou familiares. esse solidao e mà compreensao dos outros, fica explodida graças a esse grupo formidàvel, porque nos sentimos iguaizinhos aos outros, nossos problemas sao compartilhados por mais pessoas que tambem os vivem, e sò isso, é uma grande coisa, e faz nos sair da solidao e depressao.

pronto, para hoje jà chega... perdao eheh
bjs da zé [unhas gel 11]
zezinharosa
Estética
Estética

Mensagempor miathermopolis » segunda fev 21, 2011 11:58 pm

ola boa noite meninas =)

Cá andava eu mais uma noite perdida no mundo na internete quando encontrei este blog =), adorei tudo nele. muito obrigado a quem o fez e a todas as pessoas que partilham de alguma forma ideias, soluções ou simplesmente apoio a quem mais o lê, e com elas me muito identifico.

escrevo pelo seguinte motivo, sou uma jovem menina de 22 aninhos, e com (novamente!!! ;() 100 kg, IMC de 45; digo novamente pois em 2008 meti uma banda gastrica num hospital particular na minha zona de residencia. A banda fez o seu trabalho, e eu acho que fiz o meu, pelo menos por algum tempo...

perdi 24 kg no primeiro ano, e que contente que estava. pela primeira vez em anos saí com pessoas, ´comprei roupa decotada ou sem ser larga e de desporto, pela primeira vez em anos olhei para mim nua ao espelho, e pela primeira vez em anos fui capaz de gostar um bocadinho de mim, dando talvez a mostrar um pouco aquilo que sou realmente.
a decisão para a banda foi tomada quando eu estava e pleno pico de depressão, (e foi tudo bastante rapido 15 dias desde a 1ª consulta ate á cirurgia), não tive apoio de nutricionistas, psicologos, nem de ninguem, nem antes nem depois, e acho que isso foi o meu erro.

3 anos mais tarde, e com sentimentos ainda mais escuros do que aqueles que tive quando fui operada procuro uma solução para mim. penso em fazer um by pass gastrico, mas por falta de dinheiro, gostaria de o fazer pelo SNS, é possivel, mesmo depois de já ter colocado uma banda sem efeito?

esta é uma atitude desesperada, mas a quem me devo dirigir? vivo em lx.

muito obrigado pela atenção

:) beijinhos para todas, e boa sorte***
miathermopolis
Cabelos
Cabelos

Beleza: 1
Moda: segunda fev 21, 2011 11:41 pm

olà miathermopolis

Mensagempor zezinharosa » terça fev 22, 2011 8:23 am

bom dia maltinha, como vao ? espéro que muito bem.
querida miathermopolis, li com muita atençao e emoçao teu post e identifiquei te a muitas de nòs a quem essa "aventura" aconteceu : pôr banda, emagrecer, estar contente e depois novamente triste por recuperar os kilos apôs tantos disturbios que têmos com a banda (vomitos, dificuldades diversas)....

Nao sei em qual regime de segurança social tems direito, mas normalmente quem pôs banda com ajuda de seguro pode pretender ser operada para retirar a banda e fazer outro tipo de cirurgia se a obesidade é muito importante, pois o problèma de saùde persiste e têmos direito ao seguro. se estàs declarada no luxemburgo vai ver um cirurgiao bariatrico e ele te farà um pedido de "prise en charge", é frança é assim que se passa e em portugal tambem, acho eu. (eu agora vivo na tunisia mas como meu marido tem negocio em frança continuo a beneficiar do seguro françês pois nao declarei a eles que vivia aqui com meus filhos).

vê là disso do seguro, e diz algum. e coragem vais conseguir abater esses kilos a mais qualquer dia, veràs, tem esperança e nao desanimes. hà um grande grupe de obeses e ex obeses portuguêsas que se conheceram graças ao internet, e jà formamos uma "grande familia" muito linda e solidaria. é o grupe xxxlight. acho que éra bom tentares là entrar pois assim sentirias te muito apoiada e terias os testemunhos das nossas manas e manos, tao importante para nòs obeses que nos sentimos muitas vezes excluidos ou mal tratados psicologicamente.

beijinhos a todos, tenho que partir. bom dia
zezinharosa
Estética
Estética

Mensagempor libelinha » sexta jun 24, 2011 12:01 pm

Olá,

Sou um menino, mas habitualmente leitor deste espaço. Fiz o sleeve gástrico na semana passada e decidi fazer uma espécie de video diario para acompanhar a minha evolução e para que as pessoas que vejam possam esclarecer duvidas e fazer perguntas para eu responder ou esclarecer na medida possível. Posso até usar tópicos que me peçam em futuros videos.

Bem, aqui fica a ligação para o primeiro video:
http://www.youtube.com/watch?v=K7SmmW1Y ... ideo_title

espero que ajude. Nao hesitem em fazer perguntas
beijinhos

:D
libelinha
Cabelos
Cabelos

Beleza: 1
Moda: sexta jun 24, 2011 11:55 am

Voltar para Nutrição

Quem está ligado: